sábado, 17 de novembro de 2012

Para que Deus nos Escolheu?



Esta mensagem é muito simples e eu a utilizei em mensagens onde o tema era "Deus escolheu..." ou algo parecido. Pode ser Samuel, Moisés, Davi ou Noé... Deus NOS escolheu também e para quê? Nesta pequena mensagem converso com as crianças sobre isso.
Geralmente apresento um cartaz com os tópicos abaixo ocultos e, no decorrer da mensagem, vou apresentando-os de um a um.


DEUS NOS ESCOLHEU PARA:


1. ADORARMOS A ELE

Fale para que o homem foi criado: para viver pertinho de Deus, amando-o e adorando-o. Como podemos adorar a Deus? Nos afastando do mal e do pecado, vivendo de acordo com a vontade de Deus.

2. SERMOS PARECIDOS COM ELE
Já que Deus nos escolheu para o adorarmos, também nos escolheu para sermos parecidos com ele.
Dinâmica: 
Prepare um potinho com tampa e, dentro dele, misture vários odores desagradáveis ou fortes (costumo colocar feijão, pó de café, arruda... tudo misturado). Convide algumas crianças e adultos para cheirarem este potinho.
Oh!!!  Que cheiro horrível!!! Imagine você exalando este cheiro por aí? 
Será que Jesus tinha este cheiro? Claro que não!
Mas quando pecamos, é como se um cheiro ruim saísse de nós e subisse até as narinas de Deus!!!! Mas, em nome de Jesus, queremos ser parecidos com Ele em nosso modo de viver!!!

3. TERMOS CORAGEM
Dinâmica:
Inicie este tópico apresentando um saquinho ao público. dentro deste saquinho coloque uma geleca (aquelas geleinhas gosmentas).
Dramatize ao apresentar o saquinho: "Ah! Eu acho que ele morreu! Não espere, tá se mexendo!!!" Enfim, brinque com a situação, muitas crianças pensam que tem um bicho dentro do saquinho.
Pergunte se alguém tem coragem de enfiar a mão no saco.
As reações são bem interessantes, pois quando colocam a mão dentro do saco e tocam na geleca molenga e gelada, acham realmente que é um sapo ou algo parecido; fazem cara de nojo e outros não querem nem colocar a mão. É bem divertido!
Pois, é! Faltou coragem?
Mas neste dia, Deus nos escolheu para termos coragem: enfrentarmos este mundo mau, o pecado, as lutas do dia a dia e sermos vencedores.
Não se assuste com o tamanho do "gigante" que tem se levantado contra sua vida, pois, com certeza, nosso Deus é bem maior!!!!

4. SERMOS PURIFICADOS
Dinâmica:
Levar um pote cheio de água representando o coração. Lembra que nós falamos para que Deus nos criou? Ele nos criou para termos o coração bem limpinho, como a água que está no pote. Mas às vezes permitimos que o pecado entre em nosso coração e ele fica bem sujo (neste momento, coloque na água 5ml de iodo - já leve  para o culto numa seringa).



Só que nem tudo está acabado. Deus providenciou uma forma de purificarmos nosso coração novamente (pegar outra seringa com o desenho de uma cruz, contendo 10ml de água sanitária). Despeje a água sanitária na água suja com o iodo, dê uma mexidinha com uma colher e veja a transformação: a água volta a ficar branquinha!!! 
É assim que Jesus faz, purifica o nosso coração! Só Ele tem esse poder!!!




5. MORARMOS NO CÉU
Este é o momento final, onde rapidamente é exposto o plano da salvação e é feito o apelo.

2 comentários: