quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ser Igreja: o Bolo de Jesus.

FALANDO SOBRE A IGREJA...
Quando fui convidada para ministrar no primeiro culto infantil de 2012 na minha Igreja,deram-me o tema "Geração de Samuel".Só que eu já estava com uma palavra no meu coração. Vou compartilhar com vocês um pouquinho...

GERAÇÃO DE SAMUEL
Vida de Testemunho, sem mancha (Sm 12:3)
Vida de serviço ao Senhor
Como nasceu esta geração?
Na humilhação, oração e perseverança: nasceu em Ana.
Geração entregue para habitar na Casa do Senhor.
A Geração de Samuel ama o Senhor.
A GERAÇÃO DE SAMUEL QUER SER IGREJA DO SENHOR

Vamos Falar sobre a Igreja?
Igreja: edifício, corpo, noiva, família...
Hoje veremos a Igreja como um bolo.
Como fazemos um bolo, Deus faz a Igreja.
Quais são os ingredientes de um bolo? Vamos fazer?

Tudo é feito de verdade: uma criança por vez é convidada para vir a frente e colocar um ingrediente no pote. 
Cada um destes ingredientes representa um tipo de pessoa que compõem a Igreja do Senhor!!! Não importa se é boa ou ruim... o bolo (a Igreja) é de Jesuse,com Ele, tudo fica gostoso.
A cada ingrediente colocado e explicado repetir:


A GERAÇÃO DE SAMUEL QUER SER IGREJA DO SENHOR



  1. FARINHA: pessoas sem gosto, sem graça. Ex: Ana. Mas Jesus dá alegria, motivação.
  2. AÇÚCAR: muito bom e gostoso, mas sozinho dá diabetes, verminose. Pessoas boas também precisam de Jesus
  3. SAL: intragável, difícil de engolir. Mas jesus mistura ela no bolo
  4. MARGARINA: escorregadias. Evitam o evangelho.
  5. OVOS: Pessoas endurecidas. Estão na Igreja mas não querem ser quebradas, nem misturadas.
  6. LEITE: sua forma é como a do recipiente. Se está dentro da Igreja, se parece com a igreja, se está no mundo, se parece com o mundo. Jesus mistura estas pessoas no bolo.
  7. FERMENTO: só um pouquinho. Pessoas que se julgam insignificantes como Gideão.
  8. CHOCOLATE: o ingrediente diferente: Deus usa a TODOS!!!!

MISTURAR: 
Neste momento, convidei o pastor da Igreja para misturar a massa e falei um pouquinho do papel do "anjo do Senhor". 
Onde estão os ingredientes? Qual é o mais importante? Todos são iguais e especiais para Deus.


UNTAR: 
Para a igreja não ficar agarrada em 4 paredes.

COLOCAR PRA ASSAR: A forma é entregue a alguém que leva para "assar". Uma pessoa, já avisada no início do culto, leva a forma com a massa crua e retorna com um bolo já pronto... tudo combinado com antecedência. 
Enquanto a gente espera o bolo "assar" alguns minutinhos, conversamos acerca do tempo para o bolo, quer dizer, a Igreja ficar pronta. Não adianta procurar Igreja perfeita. O Esp. Santo está aprontando a igreja para apresentá-la ao Pai sem mancha.



TIRAR DA FORMA: 

Este é um momento muito especial que muitos até aplaudem: desenformar o bolo perante a Igreja. Algumas crianças acreditam que o bolo apresentado é o mesmo que foi feito durante a pregação (importante duas formas iguias).





O que a gente faz com o bolo agora? Coloca no púlpito para enfeitar? Coloca atrás da porta?
A Igreja não é para os crentes admirarem, mas para ser consumida e alimentar aos que estão famintos.
Terminar compartilhando pedacinhos do bolo com as crianças,orando a Deus que multiplique a Igreja na face da Terra!!!!








Ministrado na Ass.de Deus em Pedras Ruivas (Paty do Alferes  - RJ)
Ass.de Deus do Jardim  (Paty do Alferes  - RJ)Casa de oração em Arcozelo  (Paty do Alferes  - RJ)

Retirado do "Manual Prático para o Culto Infantil" - Rawderson Rangel e Manoel Xavier (Santos Editora)

12 comentários:

  1. Show Jorgiane!!! Deus abnçoe!!!!!!
    Bjsssssss, Vanessa Brasil

    ResponderExcluir
  2. oi Jorgiane, a Paz, aqui e a keila almeida, de Colorado RO, fui convidade para trazer a palavra nesse sabado, e pesquisando na internet achei vc com o bolo de jesus e me apaixonei, gostaria de saber se ´poderia me dar algumas mais dicas sobre o bolo ou, como eu poderia fazer de uma forma mais facil pra mim ,sou inesperiente nisso e irei fazer pra criancas e claro pra toda igreja....mais uma vez achei maravilhosa essa passagem ...espero seu retorne desde ja muito obrigada.... (missesoliveira86@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus que tremendo... Domingo é aniversário da minha igreja... e procurando algo, encontrei o bolo de Jesus..ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.....

    ResponderExcluir
  4. AMEI ESTA ILUSTRAÇAO O BOLO DE JESUS VOU MINISTRAR PARA CRIANÇA NO SABADO E VOU USAR COMO EXEMPLO A IGREJA ,,,QUE DEUS CONTINUE TE USANDO

    ResponderExcluir
  5. Amem , eu achei muito legal a idéia do bolo vou tentar fazer na minha igreja, e o tema e a igreja, olha que legal. ♡♡♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  6. Amo esta mensagem
    Vou aplicá la amanhã no culto infantil
    Parabéns tia Jorgiane

    ResponderExcluir
  7. Amei essa mensagem muito lindaaaaaa. Parabéns. Vou fazer na minha igreja.

    ResponderExcluir
  8. ❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, perfeito! Sou boleira de profissão! E amanhã irei ministrar para as crianças... procurei algumas ilustrações para aplicar, mas quando vi essa mensagem me apaixonei na hora! Muito bom! Deus abençoe seu ministério.

    ResponderExcluir
  10. Amei, parabéns! Sou boleira por profissão! Estava procurando ilustrações para minha ministração que farei amanhã para crianças... me deparei com esse trabalho maravilhoso... Deus abençoe seu ministério!

    ResponderExcluir