quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

PAIS E FILHOS NUM RELACIONAMENTO ORDENADO POR DEUS

Imagem relacionada
"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;

Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, 

mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor".


Nesta mensagem, optei por expor o tema escolhido em dois momentos. No primeiro, com as atitudes dos filhos em relação aos pais e no segundo momento, as atitudes de muitos pais em relação a seus filhos.
Em ambos os momentos, foram utilizadas dinâmicas que, com certeza prendem a atenção dos pequeninos, no entanto, com ensinamentos que muitos “grandões” precisam ouvir e praticar.
Vamos lá?

1° MOMENTO - ATITUDES DOS FILHOS.
O que a Bíblia orienta aos filhos? Isso mesmo: Obedecer aos pais, no Senhor e honrá-los. Estas atitudes estão faltando nos dias de hoje, mas devem ser praticadas pela criança que tem Jesus Cristo em seu coração:

1)  OBEDECER. MAS AFINAL, O QUE É OBEDECER?
Obedecer é seguir ordens que vão nos levar Às bênçãos de Deus.
Antes de passar este conceito ao grupo, realizar a seguinte dinâmica:

PROCURANDO O BRINDE:
Chame um voluntário e diga a ele que você esconderá um brinde na Igreja e que ele deverá procurar. Peça a dirigente do grupo para levá-lo para fora do templo.
Esconda o brinde e peça para ele entrar e começar a procurar.
Deixe ele fazer isso só um pouco, afinal, a tarefa será muito difícil.
Neste momento, faça um combinado com a Igreja: Quando nosso amigo estiver perto do brinde, a gente bate palma bem forte, quando estiver longe, a gente bate palma bem baixinho e quando estiver muuuuuito longe, ninguém bate palma.
Prossiga com a brincadeira e, dessa forma, ele encontrará o brinde mais rápido.

O que você quer dizer com esta dinâmica?
Quando estamos sozinhos, sem um guia, fica muito difícil encontrarmos coisas boas na vida, mas ao ouvirmos as palmas, nos orientamos e seguimos nossa caminhada com mais confiança. Nossa vida é assim, nossos pais foram colocados por Deus em nossas vidas para nos guiar e orientar, para que possamos encontrar as coisas boas que Deus tem para nós.
Viu a importância de ouvir e obedecer?
Pois, é. Faça isso com seus pais, faça isso com a Palavra de Deus: obedece e receba tudo de bom que Deus tem pra você.

2) MAS SE ESTIVER DIFÍCIL OBEDECER?
Para introduzir este  tópico, faremos a dinâmica do desenho de olhos fechados. Se a criança estiver com dificuldades em obedecer aos pais, após a realização desta atividade, perceberão que os olhos espirituais devem ser abertos, para que enxerguem a vontade de Deus

DINÂMICA DO DESENHO:
Pergunte quem sabe ou gosta de desenhar no público.
Escolha um voluntário e diga a ele que ele fará um desenho bem simples para ganhar um brinde.
No entanto, diga que ele fará isso de olhos vendados.
Oriente a forma de fazer o desenho:
“Vamos começar? Desenhe uma árvore e uma casa. Ih! Esqueci o chão. Desenhe o chão. Puxa! Também esqueci que a árvore tem que ter frutos, desenhe frutos na árvore. Agora desenhe uma criança ao lado da casa. Pronto! Quer ver seu desenho?”
Que bagunça estará!!! Mostre à Igreja o desenho, possivelmente, todo torto, rabiscado.
Repita a dinâmica, mas, desta vez, o voluntário terá os olhos abertos.
Mostre os dois desenhos ao grupo.

O que você quer dizer com esta dinâmica?
Nosso amigo, nas duas vezes que fez o desenho, obedeceu às orientações dadas. Mas porque o segundo desenho ficou melhor?
Isso mesmo! Porque no segundo desenho os olhos estavam abertos.
Não basta obedecer por obedecer, por medo do castigo, ou por uma atitude mecânica.
É preciso obedecer com os olhos espirituais abertos!
Quando nossos olhos espirituais são abertos, enxergamos tudo o que Deus tem pra nós, mas também enxergamos que estamos numa guerra e que o inimigo  de nossas almas quer nos roubar, matar e destruir.
Você já pensou nisso?
O inimigo que você não vá bem nos estudos, que você não tenha amigos (ou amigos errados), que sua família se separe, que seus sonhos sejam frustrados.
Mas nesta noite, nossos olhos espirituais são abertos e enxergamos que obedecer aos pais, obedecer a Deus e a sua Palavra é o que nos conduz a bênçãos aqui na Terra e na vida Eterna.

Cante com a Igreja:
“Abra, abra os meus olhos, eu preciso ver
Eu quero ver, aquele que faz o milagre...”

3) HONRAR, PARA  A VIDA PROLONGAR
Converse com a turma o que seria honrar os pais. Várias palavras vão surgir. Algumas delas seriam: obedecer, amar, respeitar, ajudar.
Pois, bem! Nossos olhos espirituais já estão abertos, vamos fazer algo que Deus se alegra e que honra nossos pais. Você vai fazer o que eu vou pedir agora e vai voltar pro seu lugar logo depois.
Saia do seu lugar agora e dê um abraço em sua mãe e seu pai e diga algo bonito pra eles. E não é só criança não, se seu pai ou mão está aqui e você é adulto, saia do seu lugar, dê um abraço nele e retorne.
Enquanto a Igreja faz esse movimento, ministre uma palavra de Deus para as famílias, repreendendo toda a ação do adversário sobre os lares.

Mas nem todo dia é essa alegria , não é verdade?
As vezes os lares passam por algumas dificuldades no relacionamento entre pais e filhos. Vamos para o segundo momento de nossa mensagem?

2° MOMENTO - ATITUDES DOS PAIS
A Bíblia ordena aos pais que não irritem seus filhos. Puxa, vida! Se ela fala pra não irritar, entendemos que tem pais que fazem isso.
Mas não pense que seu pai irrita quando te manda estudar ou arrumar o quarto... não! Estas são ordens pra você aprender a se organizar e crescer na vida. Há coisas muito graves que alguns pais cometem, mas que nesta noite cairão por terra, em nome de Jesus

Neste momento, seguiremos às dinâmicas, pois elas prendem a atenção das crianças, mas são palavras muito fortes direcionadas aos pais.

1) EVITE IMPOR RÓTULOS
Dinâmica: Galo de Briga.
Pedir dois voluntários. Colocar nas costas de um deles um papel com a expressão "Galo 1" e nas costas do outro "Galo 2", sem que eles saibam o que está escrito. Ambos deverão descobrir o que está escrito nas costas do outro, sem utilizarem as mãos, que deverão estar cruzadas para trás. É interessante e divertido perceber que os movimentos dos dois lembram, realmente, uma briga de galo.

O que você quer dizer com esta dinâmica? O mundo em que estamos vivendo nos impõem muitos rótulos e o inimigo de nossas almas tenta "determinar" quem nós somos e seremos. Assim, passamos a agir de acordo com estes rótulos. Nestes rótulos, é claro, não está escrito "Galo de Briga", mas sim: "perdedor", "fracassado", "infeliz", "perdido", “endemoniado”.
Mas Jesus veio remover nossos fardos e escrever para nós uma nova história.


“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, 
a qual de alguma maneira nos era contrária,  e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”. Colossenses 2:14

Não tenha a mesma atitude com seu filho. Não rotule!!!

2) ENSINE COM EXEMPLO E NÃO COM PALAVRAS
Este ensinamento será facilmente compreendido e exposto após a dinâmica a seguir:

Dinâmica do Chocolate:
Chame um voluntário que goste de chocolate.
Dê a esta pessoa um chocolate e diga a ela pra ela comer só depois do culto. Converse com ela que não é bacana se alimentar no templo, que a Igreja é locar de reverência. Explique que muitas vezes o chão fica cheio de migalhas, com papéis de bala, etc, etc.
Só que, enquanto você fala isso, abra um chocolate e va´falando e comendo!
Espera aí? Como você fala pra NÃO fazer, mas faz?
O que você quer dizer com esta dinâmica?
Esta dinâmica nos lembra um ditado muito conhecido:
“Faz o que eu falo, mas não faça o que eu faço!”
Este ditado não é, nunca foi e nunca será um modelo bíblico de criação de filhos. Criança não aprende com ORDENS, mas com EXEMPLOS.
Seja exemplo em tudo...

3) ENSINE NO CAMINHO E NÃO O CAMINHO
A última dinâmica desta mensagem vai explicitar um versículo bem conhecido, mas que, em muitas vezes, tem uma palavrinha trocada:

Instrui o menino no caminho em que deve andar,
e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6

Dinâmica: Procurando Jesus
Pais ajudando os filhos nesta tarefa
Esta dinâmica simples, mas muito propícia a reflexões variadas, foi proposta pelo irmão Carlos Henrique Nóbrega. Pode ser feita inserida em inúmeras mensagens. Vamos lá:
Chame uma criança (ou várias) e diga a elas que você escondeu na igreja um envelope parecido com este (mostre um). Este envelope representa A palavra de Deus, quem encontrá-la terá muita paz e alegria, além do direito de, um dia, morar no céu.
As crianças começam a procurar o envelope e, é claro, que não encontram.
 

Por que as crianças não encontram?
Porque sozinhas não conseguem, é muito difícil.
Chame um adulto da Igreja, pai ou mãe de uma das crianças que estão participando da dinâmica.
Você já deve ter combinado com ele, anteriormente, onde colocaria o envelope.
Peça a este adulto que segure a mão de seu filho e procure o envelope.
Obviamente, ele vai até o local que você disse e pegará o envelope. Agradeça e peça a todos para se sentarem.
.
O que você quer dizer com esta dinâmica?
Os filhos precisam da ajuda dos pais para encontrarem e viverem a Palavra de Deus... ajude seu filho nesta tarefa, guiando-o no caminho certo, orientando-o a não se desviar e nem perder o foco da salvação.
Não basta entregá-lo ao pastor, à professora da EBD ou aos dirigentes do Grupo Infantil. A Palavra deve ser vivida diariamente no lar e ser ensinada primeiramente pelos pais através do exemplo e nas inúmeras situações do cotidiano.

“E estas palavras, que hoje te ordeno,  estarão no teu coração;
e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás
sentado em tua casa  e andando pelo caminho,
ao deitar-te e ao levantar -te”. Dt 6:6-7

Você pai, você, mãe, zele por sua família! Cuide dela em todos os detalhes.
Na entrevista para alcançar o cargo de Pastor, foi perguntado ao candidato: O que é mais importante? Família ou Igreja?” e Ele respondeu corretamente, sem titubear . Você saberia responder? Claro! A família.

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus,
e principalmente dos da sua família,
negou a fé, e é pior do que o infiel. I Tm 5:8


3 comentários:

  1. Maravilhoso! Me ajudou como trabalhar com o ministério infantil onde congrego! Deus vos abençoem grandemente!

    ResponderExcluir
  2. Amei cada dinâmica, mim ajudou muito, Deus abençoe e te recompense por toda a sua dedicação para com os pequeninas....

    ResponderExcluir