domingo, 4 de outubro de 2015

CRIANÇAS ADORANDO AO SENHOR


Assembleia de Deus em Governador Portela 
Ministério do Jardim (Pastor Presidente João Auto da Silva)
Miguel Pereira - RJ (03/10/2015)

O QUE NÃO PODE FALTAR NA VERDADEIRA ADORAÇÃO A DEUS?

1)      EXCLUSIVIDADE - DEUS QUER NOSSA ATENÇÃO TOTAL
DINÂMICA – DEUS QUER ATENÇÃO
Escolha uma pessoa do grupo (a dirigente do grupo infantil é uma ótima pessoa).  Inicie  a dinâmica dizendo à pessoa escolhida que gosta muito dela e vai dizer porque. No entanto, ao começar a proferir os elogios, não olhe diretamente para a pessoa: mexa no celular, mexa com outras pessoas da nave da Igreja... para que as crianças percebam que essa não é uma atitude aceitável.
O que você quer dizer com esta dinâmica?
Com Deus não é diferente. Se estou adorando a Ele, não posso estar distraída com outras coisas. Deus quer e merece toda a minha atenção. Só assim Ele aceitará nossa adoração: quando ela for realmente sincera!!!

2) SINCERIDADE - DEVO ABRIR O MEU CORAÇÃO
DINÂMICA – JARRA DE SUCO
Apresente uma jarra transparente, cheia de água e diga às crianças que fará um suco. Apresente também o saquinho de suco. Comece a preparação. No entanto, coloque o saquinho dentro da jarra sem abri-lo.
Apresente o suco “pronto” às crianças e questione o que há de errado.
“Ah!!! Tenho que abrir o pacote!!!”. Faça o suco da maneira correta e apresente ao grupo.


O que você quer dizer com esta dinâmica?
Não adianta eu mergulhar na adoração a Deus com meu coração fechado. Deus me quer por inteiro. Abra o seu coração como fizemos com o pacotinho de suco. Assim seremos um com o Senhor (afinal, não dá mais pra separar o pó do suco da água, né?).  Nosso Deus, através da sua Palavra é como a água limpinha que estava na jarra... pronto para nos transformar em algo melhor! Não importa o que há no seu coração... com SINCERIDADE, abra para Jesus entrar que Ele faz uma faxina, joga o que não é bom fora e te torna uma pessoa mais feliz!!!



3)      UNIÃO E ORGANIZAÇÃO (REVERÊNCIA)
DINÂMICA – LETRAS EMBARALHADAS
Entregue uma letra a cada criança formando a palavra ADORAÇÃO. Atrás de cada letra coloque uma numeração para facilitar a organização da palavra ao final da dinâmica (atrás do A coloque 1, do D coloque 2 e assim por diante).
No entanto, não revele qual é a palavra. Comece a dinâmica com alguns questionamentos:
Uma criança sozinha, com esta letra, forma uma palavra com sentido?
E todas as crianças? Formam uma palavra?
Ah! Muito bem... se estivermos “juntos”, conseguimos!!!
Porém , chame as crianças e as coloque fora de ordem e pergunte qual é a palavra. Não faz sentido ainda.


Converse com as crianças que a união é algo muito importante. No entanto, não basta estar junto para estar unido.  Lembra do suco? É preciso abrir o coração e estar no mesmo objetivo. Qual é o objetivo? É fazer um suco? É formar uma palavra? Opa!!! Então crianças, vamos formar a palavra? Olhem atrás! Tem uma dica para vocês... e deixe que as crianças se organizem.


(A letra R saiu escondidinha, mas estava lá... rsrsrsrs)

O que você quer dizer com esta dinâmica?
Juntos e amontoados desorganizadamente não fazemos sentido, não somos nada. Unidos e organizados passamos a mensagem desejada.
Entenda que a ordem externa no culto é o reflexo da minha vida interior.
Lembra que a Bíblia diz que a boca fala aquilo que o coração está cheio? Pois, é. Minhas atitudes refletem o que está dentro de mim.
Como anda o meu coração?
Quando a Igreja está no mesmo objetivo e quando há ordem e decência, e acima de tudo reverência há espaço para a adoração. E não se esqueça: é na adoração que Deus opera, livra, liberta, purifica, cura, salva, se manifesta. Adore ao Senhor!!!!

4)      VISÃO ESPIRITUAL
DINÂMICA – ABRA O OLHO, MEU IRMÃO!!!


Dois voluntários devem ter os rostos cobertos e devem receber um chinelo ou cacete feito de jornal. Depois devem iniciar uma briga de cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do grupo apenas assiste.
Assim que inicia a "briga", faça um sinal para o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos de um dos voluntários e deixa a briga continuar. Depois de tempo suficiente para que os resultados das duas situações sejam bem observados,  retire a venda do outro voluntário e encerre a experiência, abrindo um debate sobre o que se presenciou .


O que você quer dizer com esta dinâmica?
O deus deste século cegou o entendimento de muitos (II Co 2:4). Neste contexto vemos muitos sofrendo, sem enxergar o verdadeiro amor e nova vida que Cristo tem a nos oferecer. Deixe Cristo abrir os seus olhos, assim você enxergará o mundo espiritual e será
 um verdadeiro adorador

Assista ao vídeo com um pedacinho da aplicação da dinâmica:




NESTE MOMENTO, FAZER O APELO QUE NESTA OPORTUNIDADE 
SERÁ UM POUCO MAIS LONGO E DIFERENTE DOS DEMAIS. VEJA!

Encene a purificação que Jesus faz em nossa vida, convidando uma criança vestida de branco para entrar pela porta da frente. Se quiser, coloque um fundo musical na entrada dela.
“É isso que Jesus faz conosco quando com SINCERIDADE, abrimos nosso coração revelando NOSSO INTERIOR. Ele entra, faz morada, nos limpa de tudo aquilo que não o agrada, nos DÁ VISÃO ESPIRITUAL e passamos a ter a mente de Cristo, nos UNIMOS com nossos irmãos e caminhamos felizes rumo ao céu, sempre em ADORAÇÃO.
Mas, às vezes não vigiamos. E nossa vida que estava tão limpinha! Se suja...
Neste momento, borrifar na roupa branquinha uma solução que você já trará preparada ( no final do post você encontrará a receitinha).
Esta solução é o famoso “sangue falso” ou "sangue do diabo" e evidenciará que a roupa está toda manchada... a mancha do pecado



Conforme você for borrifando, vá exemplificando as coisas que mancham a nossa vida: o desânimo, a mentira,  a fofoca, a desobediência...
“Puxa!!! Eu que estava limpinho e que era um adorador, morada do Deus Vivo, estou todo sujo... condenado  a viver sem Deus”.
Calma! Com Deus é diferente... Ele reescreve a nossa história.
Ele nos coloca de pé novamente, nos dá uma nova oportunidade e com a ação do seu Santo Espírito, voltamos novamente para a sua presença.
Neste momento, pegue um grande leque representando o Espírito Santo (pode ser em forma de pomba) e vá “ventando” nas manchas feitas com a solução de sangue falso. Enquanto o “vento sopra”, vá narrando a ação do Espírito Santo ( se quiser, pode escolher alguém para encenar Jesus Cristo, chegando até a pessoa manchada, levantando a do chão, e movimentando o leque):
“Aí, com Jesus ao seu lado, você começa a frequentar os cultos e aprender a Palavra, começa a buscar a Deus em oração, a perdoar,  deixa a inveja e a mentira de lado, começa a ADORAR...”
Conforme o vento bate na roupa manchada, as marcas vão desaparecendo e a roupa torna-se branca novamente... é um efeito muito bacana.

Meu filho Ruan filmou uma partezinha do desfecho da dinâmica!!!

Agora, sim! Convide pessoas não crentes e desviados e retornarem à comunhão com o Pai e a caminharem ao lado de Jesus

Como fazer o sangue falso?

Embora não seja muito fácil de manusear (ensaie em casa, por favor) O efeito foi MUITO bacana.
Vale a pena inserir esta dinâmica na mensagem:


Hidróxido de amônio líquido (amônia que você compra na farmácia)
• Fenolftaleína (encontrada em laboratórios de análises químicas, comprei no Mercado Livre)
• Álcool (álcool comum usado na limpeza doméstica)
• Água

Misture 40 ml de fenolftaleína com 70 ml de álcool. Essa solução é denominada de indicadora porque fica avermelhada em meio básico e neutra em meio ácido. Em outro recipiente misture 170 ml de água e 100 ml de Hidróxido de amônio Adicione o indicador aos poucos no recipiente contendo solução de Hidróxido de amônio. O que ocorre? Haverá mudança na coloração, se quiser uma solução mais avermelhada, coloque mais solução de fenolftaleína.

Atenção!
Não esqueça de testar  antes. 
Pois se os jatos forem muito intensos você terá dificuldades em secá-los com o leque.


10 comentários:

  1. Muito boa aula, bem elaborada e ilustrada através das dinâmicas, Deus continue abençoando e usando sua vida, Selma

    ResponderExcluir
  2. amei gostaria de saber o nome dessa tia alguém tem o contato dela e mail coisa assim

    ResponderExcluir
  3. Amei as dinamicas ,e ja vou bota em pratica a da jarra, obrigado pelas dicas .

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso vou fazer um culto infantil de Inauguração na minha Igreja e Já peguei algumas idéias desse estudo

    ResponderExcluir
  5. MARAVILHOSO! Amei! Vou usar domingo agora numa salinha com mais de 100 crianças! Que Deus me ajude!!!rsrsrs..

    ResponderExcluir
  6. lindo,bem dinamico posso usar essa ministração?

    ResponderExcluir