terça-feira, 29 de setembro de 2015

O CULTO ONDE A CRIANÇA NÃO FIQUE OCULTA

Este não é um texto meu, mas sim do Pr. Ronan Boechat de Amorim.
Ele está reproduzido em vários sites e blogs e, com certeza, é um texto bastante edificante.
Segue um fragmento dele para a nossa reflexão. É um pouquinho extenso, mas vale a pena conferir!



I - UMA EXPERIÊNCIA QUE SE REPETE
- "Eu nunca falei pra criança!" - dizia um pastor justificando a sua dificuldade em falar para as crianças de sua Igreja. - "Como nunca falou para as crianças se elas dominicalmente estão lá no culto?" - alguém questiona.- "É que eu nunca dei muita atenção pra elas! Eu ministro para os pais e adultos e eles é que têm de repassar as coisas para seus filhos. Os professores das classes infantis é que têm a tarefa de ensinar às crianças!" - tenta justificar-se.

II - A "INVISIBILIDADE" DAS CRIANÇAS NA HORA DO CULTO
Em muitas de nossas Igrejas locais, para muitos de nossos pastores(as) e liderança leiga a criança é "invisível". Todos sabemos que ela esta lá, mas não conseguimos vê-la, no sentido de sermos sensíveis e atentos para atendê-las. Geralmente nossos cultos são excludentes, pois em momento algum são preparados ou pensados para termos a participação das crianças neles. Geralmente as crianças não têm participação nenhuma no culto, exceto por vezes irem à frente para cantar uma ou duas músicas. Mas elas dificilmente são chamadas para ler um texto bíblico, fazer uma oração, ler uma poesia, recolher as ofertas, ajudar o ministério da Recepção no acolhimento das pessoas que chegam para o culto. As músicas são sempre de adultos, a pregação não é feita pensando em alcançar também as crianças, etc...
O livro de Êxodo conta a libertação dos israelitas depois de 400 anos no Egito, quando passaram a maior parte desse tempo escravizados. No capítulo 17 os israelitas que estavam atravessando o deserto param para descansar. Há uma murmuração tremenda porque em Redifim, onde acamparam para descansar não havia um oásis. As pessoas cansadas pela longa caminhada e angustiadas pelo que faltava caminhar naquele longo deserto, sentem falta da falsa segurança do Egito, da escravidão promovida pelo Faraó que acabara de assassinar seus filhos. Também no capítulo 32 quando Moisés passa 40 dias no alto do Monte Sinai, o povo faz um bezerro de outro e novamente sente saudade da falsa segurança do Egito. A liberdade implica num duro caminho... Manter-se realmente livre implica em oração e numa vigilância constantes. E ao falarmos aqui do culto da Igreja com a participação das crianças, estamos falando de sair dessa forma que exclui a criança para um culto que inclui a criança. É preciso mudança, coragem pra mudar, perseverança para aprender um novo jeito de ser pastor(a), de ser igreja e de celebrar nosso culto onde as crianças são incluídas.

III - A IGREJA, AS CRIANÇAS E O CULTO CRISTÃO
Cremos que o ser humano pecou, rompendo seu relacionamento íntimo e pessoal com Deus, afastando-se e distanciando-se assim de Deus. Mas cremos que Deus nunca desistiu do ser humano: dia após dia, ano após ano, geração após geração, séculos após séculos, temos Deus atento e vigilante a cuidar das pessoas, procurando redimi-las e salvá-las. Embora Deus não possa tolerar o pecado, continuou a amar o pecador. Deus nos amou sendo todos nós pecadores.
A participação da criança se dá através de coreografias, utilizando na maioria das vezes músicas de adultos, por não se divulgar e/ou trabalhar músicas infantis.
Em algumas igrejas, o culto do 5° Domingo tem ficado reservado para criança, sendo dirigido na maioria das vezes por professores e quando a criança participa é utilizada em momentos específicos como: leituras bíblicas, oração e cântico especial (coral/solo). Vale ressaltar que mesmo sendo um domingo separado para a participação da criança, ela não tem acesso a preparação da liturgia, do programa do culto. No chamado "momento do louvor", sua participação resume-se em apenas apoiar o "Ministério do louvor" em pequenos atos. Outras vezes a participação ocorre através de dramatizações e/ou em datas especiais que acabam se tornando num verdadeiro "show" do que uma celebração a Deus.
Constatamos que na maioria das igrejas as crianças ficam no templo até o louvor e logo após saem para participarem do "cultinho", onde são realizadas atividades como: brincadeiras, ensaios, reprodução de vídeo (evangélicos ou não).

Mas... O que é culto?
É a reunião para adoração a Deus e celebração da fé da comunidade, que atualiza a memória da ação salvadora de Cristo em favor do povo no passado e no presente, e onde ocorre instrução para as crianças, assim como para os adultos (Dt. 6.7).
No A.T. a instrução era passada de geração em geração conforme Deuteronômio 6.
No N.T. a comunidade se reunia para o ensino dos apóstolos, a comunhão, o partir do pão e orações nas casas com toda a família.
(At. 2:42-47)
Porque "as crianças são 'agentes mirins' da Missão e, como herdeiras do Reino e parte do povo de Deus, têm o direito de serem educadas na Palavra e no Amor de Deus, de louvá-lo e cultuá-lo, de participar na celebração cúltica."
É a pessoa que está em processo de crescimento físico, emocional, psíquico, que vai do nascimento até a puberdade. Sugere-se que, para fins de participação no culto para crianças, sejam consideradas especialmente as crianças de 4 a 11 anos. Entendemos que as crianças de 0 a 3 anos devem estar sob os cuidados dos pais.

A participação das crianças no culto com os demais da igreja e a importância de uma linguagem apropriada do culto com crianças.
Percebemos a necessidade da utilização de uma linguagem que exprima de forma simples e concreta a verdade do evangelho; que explore além do verbal o uso dos outros sentidos corporais; e que considere em seu conteúdo as questões infantis, tanto no nível do desejo quanto no que é necessário ser ensinado. Para isso, é preciso que além das pessoas que trabalham diretamente com as crianças; pastores e lideranças recebam orientação quanto ao uso de uma linguagem mais adequada ao universo infantil e que além da palavra, invista-se em outras formas de comunicação em que estejam presentes o uso de outros sentidos - olfato, tato, paladar e visão (linguagem multi-sensorial), que possibilite o diálogo, e contemple a dimensão racional e espiritual de seus participantes.
Algumas sugestões a partir de uma experiência concreta
Há pelo menos 10 anos a Igreja Metodista de Vila Isabel, Rio, vem realizando o culto com a participação das crianças. As crianças fazem um culto na Capela sob a coordenação de uma equipe de adultos e do pastor da mocidade todos os domingos, exceto nos 3ºs domingos de cada mês, quando a Igreja celebra o culto com a Ceia do Senhor para a família, ou seja, para adultos e crianças. Para isso:

IV - EXPERIÊNCIAS DO ADULTO X EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA

E isso certamente não é má vontade dos pastores(as) e das Igrejas, mas é um comportamento que se repete há anos em nossas Igrejas, quase sempre refletindo o jeito que as crianças são tratadas em nossa sociedade ao não serem "percebidas", "levadas em conta" e "atendidas" em suas necessidades e na sua possibilidade de participar das coisas, dos processos de decisão.
Bispo Paulo Ayres, pregando certa vez num culto distrital da mocidade metodista celebrado na década de 80 na Igreja Central de Duque de Caxias, escolheu o texto bíblico de 1 Samuel 17 onde o gigante Golias desafia os israelitas e onde é derrotado pelo jovem Davi, filho de Jessé. Falando sobre o trabalho da juventude na Igreja e em prol do Reino, lembrou que o mesmo Davi que não quis usar a armadura do rei Saul foi o mesmo que escolheu cinco pedras lisas para serem usadas na sua funda (laçada de couro ou corda para lançar pedras ou outros objetos a uma longa distância), ele destacou que embora muito jovem e sem a experiência dos treinados soldados do exército do Rei Saul e sem a experiência das pessoas mais adultas e mais vividas, Davi tinha a experiência de um jovem da sua idade, tinha a experiência de um pastor de ovelhas que tinha, digamos, seus dezessete ou dezoito anos de idade. "Nossas experiências certamente são diferentes, mas todos temos alguma experiência. Experiência que pode ser levada em conta e partilhada", disse o Bispo.
As crianças, portanto, não têm a compreensão e a experiência das pessoas adultas, mas elas têm compreensão e experiência próprias de uma criança de 4, 5, 6, 10 ou 12 anos, e essa experiência precisa ser reconhecida, valorizada e discipulada, ou seja, tornada parte da vida da Igreja através da participação da Criança. Criança que não participa não se sente parte. Criança que não aprende a participar vai crescer sem saber participar coletivamente e muito possivelmente vai ser uma pessoa que repete a exclusão das crianças do processo de participação na Igreja, na família, etc... E quem não aprende a participar (fazer junto) dificilmente será alguém que saiba trabalhar em equipe. Assim, a participação das crianças na Igreja, e particularmente no culto, é um tipo de educação onde a criança aprende a ter uma participação correta e alegre, onde a criança aprende a ter responsabilidades e prazer com o culto e com as coisas da Igreja e de Deus, onde a criança aprende muito mais sobre a relação com Deus e sobre o grande amor de Deus. Falar do grande amor de Deus e excluir a criança do culto são coisas contraditórias, incompatíveis. E lembramos, a exclusão não precisa ser a física (quando as crianças se reúnem noutra sala), mas a exclusão pela "invisibilidade" (não ser notada, não ter participação). Ela certamente não compreende nada, sente que o culto é grande e chato e vai preferir ficar brincando no pátio da Igreja, correndo pelo templo ou simplesmente desenhando ou fazendo qualquer outra atividade dentro do culto, como ficar desenhando, jogando algum joguinho eletrônico, etc...

V - O DESAFIO DE MUDAR A VISÃO, CURAR A PRÁTICA CEGA E ENXERGAR A CRIANÇA
Outro dia vi um pastor(a) pregando e tentando sinceramente falar para alcançar as crianças. Ele falava ainda numa linguagem bem rebuscada e de vez em quando ele olhava para as crianças e perguntava: "né crianças?". Noutro momento dizia: "Isso é para vocês crianças!" e procurava traduzir o que tinha tido nos últimos 5 minutos da pregação numa linguagem mais curta e compreensível às crianças. Fui parabenizá-lo. Ele ainda estava longe do que nós precisamos e do que é desejável, mas pelo menos tinha se sentido desafiado a mudar para incluir as crianças. Ele ainda não tinha "aprendido" a falar para os adultos e crianças juntos, mas ele estava se expondo, estava tentando, estava aprendendo. E esse tipo de aprendizado só acontece quando fazemos. Falar para as crianças é igual a aprender andar de bicicleta: não existe aprendizado teórico. Só se aprende enquanto pratica. Sugeri que sua pregação nesse dia quando as crianças estavam reunidas com os adultos para o culto ao Senhor que ele (o pastor) fizesse um sermão mais curto, que não se preocupasse em "contar a história do cristianismo" (tentar falar de tudo que está na Bíblia, de todas as doutrinas, querer pregar naquele sermão tudo o que a Igreja deve aprender!), que escolhesse uma história ou uma música de crianças ou ilustrações no retro-projetor para enriquecer e/ou ilustrar a pregação e que tomasse muito cuidado para não usar palavras difíceis e falasse de modo coloquial, bem informal. O culto também deveria ser pequeno e ter maior participação das crianças. Os pais e filhos poderiam ser chamados para ajudar na hora da ministração da Ceia. Uma família de cada lado, mesmo que seja uma família de 7 pessoas para segurar a bandeja com os cálices da ceia e a bandeja com o pão. Não precisa que todos tenham bandeja nem de todos segurarem uma única bandeja. O importante é estarem ali enquanto família com adultos e crianças.

Diante disso podemos dizer que Deus insistiu em falar e revelar-se ao ser humano em toda época e lugar. Nosso relacionamento com Deus não começa quando alguém descobriu Deus escondidinho no alto de uma montanha ou "em férias" em uma outra dimensão. Nosso relacionamento com Deus começa quando somos capazes de reconhecer a presença dele conosco. Ele sempre esteve conosco, mas só tomamos consciência disso porque Deus esteve ao nosso lado cuidando e revelando-se a nós.
O culto, portanto, podemos dizer que é uma resposta do ser humano ao amor de Deus. É uma resposta à revelação e ao chamado que Deus fez a nós para o ouvir, amar, conhecer e relacionar-se em amor e santidade. O culto é o povo reunido para, de forma reverente, ouvir as palavras sagradas e para responder às palavras divinas com acolhimento, confiança e entrega que se manifestam concretamente no serviço a Deus e ao próximo. No culto cristão celebramos, com gratidão e alegria, a grande dádiva de amor revelada na encarnação, na pregação, na morte e na ressurreição do Senhor Jesus.
Na Oficina de Vivência Litúrgica, ocorrida em março de 2003 na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo, numa promoção do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, foi feita uma avaliação da participação da criança no culto e também do chamado "cultinho infantil" e resultado foi que no culto dos adultos as crianças são como que invisíveis. A liturgia não é propícia nem tenta ser acolhedora à presença e à participação da criança. As crianças geralmente são "invisíveis" ao pastor e ao dirigente do culto. O culto é todo adulto, numa linguagem adulta e geralmente incompreensível, desconfortável e muito "chata" para a criança. As músicas são de adulto (até a participação das crianças no culto com coreografias são com músicas de adulto!). A mensagem é numa linguagem adulta sobre tema de adultos. O programa e a duração do culto não são adequados à participação da criança. Tudo "conspira" contra o prazer e a praticidade das crianças estarem no culto da Igreja.
Muitas das vezes o "cultinho infantil" é mais um "exílio" das crianças do culto da Igreja do que uma proposta pedagógica, sem um material, recursos, bom espaço físico e pessoas qualificadas, para atenderem as crianças em suas diferentes idades. Com o cultinho infantil, digamos, a Igreja "se livra" das crianças, do barulho, da correria, das preocupações próprias de pais, culto, pastor(a) e Igreja que não estão com a responsabilidade de olhar, cuidar e ajudar as crianças a cultuarem a Deus.
Mas deixemos que as pessoas participantes da Oficina de Vivência Litúrgica "digam" por si mesmas um pouco de tudo isso e de possíveis encaminhamentos que foram propostos ao Departamento Nacional de Trabalho com Crianças.


2 - Sobre o problema com o uso de alguns termos/palavras/expressões:
O termo 'culto infantil' tem em nossa sociedade sentido pejorativo, que diminui a importância da participação da criança, e exclui o envolvimento do adulto no processo.
Da mesma forma, entendemos que o termo 'cultinho' é extremamente errado e não tem razão de ser utilizado.
Sugestão do grupo: 
a) que se estude o nome mais adequado para o culto das crianças. 
b) que o pastor(a) possa participar e ministrar às crianças nos seus cultos; 
c) que haja um espaço físico adequado, material e recursos apropriados ao culto que as crianças darão ao Senhor.

2.a) A Criança.
Considerando que hoje se utiliza o culto como espaço para manifestação das múltiplas funções da Igreja, em grande parte desses momentos, a linguagem é inapropriada para atender as necessidades específicas da criança.
Por isso, percebe-se a tendência de separar a criança do culto realizado no templo quando o ideal seria a reformulação da celebração cúltica a fim de que a criança pudesse sempre ser incluída neste momento da vida da Igreja. Mas, tendo em vista a dificuldade de romper com esse modelo, pensamos em algumas alternativas possíveis para implementação de uma linguagem que atenda simultaneamente a adultos e crianças da comunidade de fé.
Trabalhando no resgate da ordem litúrgica, e pensando na criança como sujeito que integra a comunidade, faz-se necessário marcar tais momentos de forma significativa - história, símbolos, cânticos, recursos visuais, etc. - redimensionando o corpo como instrumento de adoração, confissão, louvor, edificação e dedicação.
Ao tornar o culto uma expressão de fé significativa para a criança, desejamos que seja perceptível a ela o desafio de ampliar sua relação com Deus para os outros espaços de sua vivência, provocando mudanças de atitude, reflexão, prática de fé, crescendo no corpo de Cristo que é a Igreja, e com ela.




2 comentários:

  1. li a sua materia e seu comentario e adorei se todos pensace desta forma poderimos ter mas crianças missionaria levandoa palavra de deus por este mundo com mais sabedoria da palavra de deus. muito obrigado pela esta palavra maravilhosa de hoje que deus te abençoe hoje e sempre .

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  2. Amei. Principalmente a parte do valor do culto infantil.

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