sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Fortes como Sansão


     A mensagem abaixo tem um pouquinho de muitos estudos e sermões de irmãos. Leia! Mas não deixe se pesquisar mais e estudar a Palavra de Deus.
     O objetivo principal desta mensagem é mostrar aos pequeninos que, somos fortes enquanto alegramos o nosso Deus. No entanto, se temos feito coisas que desagradam ao Senhor, ainda há tempo de nos voltarmos para Ele.

Ass de Deus  no Bairro São Judas (Miguel Pereira - RJ) 
Pastor Paulo - Festividade das Crianças (02/11/12)


Preparando o cartaz:

 


     Sansão era muito poderoso quando estava sendo usado por Deus. Dentre suas proezas, Sansão matou um leão sem ter nada nas mãos. Feriu mil soldados filisteus usando apenas uma queixada de jumento. Uma queixada é o osso do queixo de um jumento que Sansão o encontrou por perto na hora da luta.
    
     Viu como ele era valente e forte!?
     Você já imaginou lutar com mil soldados e vencer a todos usando apenas um pedaço de osso de jumento?
     Como Sansão era forte e corajoso!
     Mas de onde realmente vinha toda a sua força?
     Dos seus músculos? Não!
     Das vitaminas que tomava? Não!
     De seus cabelos? Será?

     Sansão não era forte apenas porque não cortava o cabelo, mas sim, porque tinha uma aliança com Deus; ele honrava a Deus obedecendo-o em tudo.
     Deus nos chamou para também sermos fortes e vencedores,.
     Mas, qual será o segredo da nossa força?
     Vamos ler um trecho da Bíblia?

E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba,
e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo:
Este dia é consagrado ao SENHOR vosso Deus,
então não vos lamenteis, nem choreis.
Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.
Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras,
e enviai porções aos que não têm nada preparado para si;
porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais;
porque a alegria do SENHOR é a vossa força.” Neemias 8:9-10



     Enquanto Sansão alegrava o coração de Deus, a força estava com ele. No entanto, Sansão quebrou seu voto com Deus fazendo coisas que deus o tinha proibido: tocou no cadáver de um leão (14.9), bebeu bebida forte (14.10: “banquete”, literalmente “uma festa de bebidas”). Sansão passou a ser dirigido pela carne: 14.1; 16.1. Era dirigido pelo olhar. Em 14.1, ele diz aos pais: “Vi uma mulher”. Em 14.3b, pede: “Toma-a para mim, porque ela me agrada muito”, literalmente “ela é certa aos meus olhos”. Sansão era dirigido pelo senso da época dos juízes: “cada um fazia o que lhe parecia certo” (17.6). Sansão tinha o poder do Espírito, mas não era dirigido pelo Espírito. Era dirigido por suas paixões: 14.4.

    

 Apesar da força espetacular que Deus lhe dera, Sansão não soube vencer o inimigo que estava dentro dele: seus próprios desejos. Ele brincou com o pecado, achando que poderia derrotá-lo com a sua força física. Pensava que estava protegido por seus músculos e que era invencível. Só que essa invencibilidade estava associada à sua obediência a Deus, à sua consagração e santidade. Deus não se alegra com o pecado e, se Deus não está alegre conosco, perdemos a nossa força
     Às vezes, isso também acontece conosco: entristecemos o nosso Deus, deixando muitas coisas ruins entrar em nosso coração. Que coisas ruins são estas? Vamos reconhecer algumas destas coisas e mandá-las embora de nossa vida?

  • Apresentar o cartaz com o coração preto (sujo pelo pecado).
  • Pedir uma criança por vez que arranque as coisas ruins dele.


  • A cada “pecado” arrancado, fazer um comentário.
  • Ao terminarmos de arrancar todas as palavras, vamos perceber que o coração tá todo rasgado e feio.




  • LIÇÃO: Sozinhos não conseguimos retirar o mal de dentro de nós. Lembra de Sansão? Para ele voltar a ter a sua força, mesmo com o cabelo crescido ele teve que orar a Deus, pedindo que a força viesse Dele.
  DINÂMICA FINAL:




     Levar um pote cheio de água representando o coração. Mostre que Deus nos criou para termos o coração bem limpinho, como a água que está no pote. Mas, como Sansão, às vezes permitimos que o pecado entre em nosso coração e ele fica bem sujo (neste momento, coloque na água 5ml de iodo - já leve para o culto numa seringa). 





Só que nem tudo está acabado, Deus providenciou uma forma de purificarmos nosso coração novamente(pegar outra seringa com o desenho de uma cruz, contendo 10ml de água sanitária). Despeje a água sanitária na água suja com o iodo, dê uma mexidinha com uma colher e veja a transformação: a água volta a ficar branquinha!!!!




     É assim que Jesus faz!!!! Nosso coração fica sem pecado, Deus se alegra conosco e nos tornamos FORTES CAMPEÕES!!!

Fazer o apelo!

8 comentários:

  1. Muito bom! Tenho gostado muito de suas mensagens!Deus continue te abençoando, inspirando e te recompense conforme as riquesas dele.Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Deus é mmo provedor e soberano! Que mensagem maravilhosa, clara...que Ele continue inspirando!

    ResponderExcluir
  3. oi a paz do senhor irma gorgiane gostaria de saber se a irma ja pregou em neemias a alegria do senhor e a nossa forca

    ResponderExcluir